top of page
Buscar

Cães sociáveis – Andando pelas ruas de Cabo Verde

Atualizado: 27 de out. de 2023



Uma verdadeira lição de comportamento canino ao vivo. Foram assim as minhas recentes férias em Cabo Verde. Nos nove dias que lá passei tive a oportunidade de visitar duas ilhas (São Vicente e Santo Antão) e fiquei maravilhado com a forma como os cães de rua andam por todo o lado numa convivência pacífica entre eles e com os humanos.


Seja na praia, no campo ou nas ruas da cidade são animais tranquilos que andam devagar e passam bastante tempo deitados. Deitam-se ao lado de estranhos e durante o tempo que lá estive não vi nenhum cão de rua reactivo nem com pessoas nem com outros cães.


Recordei imediatamente o cenário descrito por Santi Vidal e Eli Hinojosa no livro Transtornos de Perronalidad ao falarem dos cães de rua da cidade de La Paz, na Bolívia, e da forma como estes dois educadores caninos espanhóis testemunharam que sem interferência humana no seu desenvolvimento, os cães tornam-se adultos equilibrados e sociáveis:


“(…) cuando los perros pueden ser perros, NO tienem problemas, salvo excepciones. Cuando somos nosotros los que les ‘educamos’ y queremos ser los maestros de la sociabilidade, el resultado es com frecuencia otro.”


Mas melhor do que mais palavra são as imagens do vídeo que acompanha esta publicação e no qual vos tento passar um pouco desta experiência.





Комментарии


bottom of page